quinta-feira, junho 08, 2017

Três poemas de Johnson Gnanabaranam


Meus amigos

Senhor, tu nos chamaste de teus amigos.
Tenho amigos que te amam muito.
Tenho-os em alta consideração,
E te agradeço por me teres dado tais amigos.

Senhor, tenho amigos que te odeiam.
Apesar disso eu os amo.
Senhor, tu que transformaste o coração de Paulo
Que te odiava,
Faze que estes meus amigos reconheçam
Teu amor!

Senhor, tenho amigos que se riem de ti.
Choro por eles.
Senhor, tu choraste por Jerusalém,
não deixes estes meus amigos perecerem em sua tolice.

Senhor, tenho amigos que são indiferentes diante de ti.
Preocupo-me muito com eles,
que não são nem quentes nem frios.

Senhor, tu que em relação a nós não és indiferente,
dá-me forças para, através de minha vivência cristã
chamar estes meus amigos à decisão.


FESTAS

"Este dia será para vós um memorial, e o celebrareis como uma festa para o Senhor: nas vossas gerações a festejareis; é um decreto perpétuo." Êxodo 12.14

O espírito de Advento é o amor que a todos consola.
O espirito de Natal é o sacrifício do amor.
O espírito da Sexta-Feira da Paixão é o encontro
entre o amor de Deus e a justiça de Deus.
O espírito da Páscoa é a vitória do amor.
O espirito da Ascensão é o domínio do amor sobre todas as coisas.
O espírito de Pentecostes é o amor que congrega os irmãos.

A alegria do Advento
é a promessa de Jesus de voltar em glória.
A alegria do Natal é a encarnação de Jesus no mundo.
A alegria da Sexta-Feira da Paixão é que Jesus destrói
os pecados do mundo.
A alegria da Páscoa é que Jesus torna visível
a verdade da ressurreição.
A alegria da Ascensão é a presença de Jesus
em qualquer tempo em qualquer lugar do mundo.
A alegria de Pentecostes é recebermos a dádiva
do Espírito Santo em benefício de outros .

A mensagem de Advento é: O reino de Deus está próximo.
A mensagem de Natal: Paz na terra
entre as pessoas a quem ele quer bem.
A mensagem de Sexta-Feira Santa: Pai perdoa-lhes.
A mensagem de Páscoa: Eu sou a ressurreição e a vida.
 A mensagem de Ascensão: Eis que estou convosco todos os dias.
A mensagem de Pentecostes: Derramo o meu Espírito
sobre todas as pessoas.

Senhor amado, nós te agradecemos pelos dias festivos que nos deste.
Perdoa-nos por termos esquecido o seu significado em nossa prática
de os celebrar. Aluda-nos a passar adiante a outras pessoas o
significado das festas da cristandade.


Cria um coração novo

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro,
e dá-me um espírito novo e reto." Salmo 51.12

Quando eu estiver solitário,
cria em mim um coração alegre
que sinta a Tua presença. 
Quando estiver esgotado,
cria em mim um coração esperançoso
que me lembre do sentido de minha vida. 
Quando estiver sofrendo,
cria em mim um coração paciente
que carregue o seu fardo em quietude. 
Quando estiver sendo tentado,
cria em mim um coração firme
que lute contra a tentação. 
Quando tiver caído,
cria em mim um coração crente
que receba teu perdão. 
Quando tiver sido abençoado com bens,
cria em mim um coração generoso
que reparta com os pobres as tuas dádivas. 
Quando estiver reunido com amigos,
cria em mim um coração sensível
que lhes passe adiante o Evangelho.
Amém!

Do livro Senhor, Renova-me (Editora Sinodal, 1993).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...