sábado, fevereiro 18, 2017

Prêmio Areté abre espaço para não-associados: Agora e finalmente, a Poesia Evangélica pode ser contemplada



Uma notícia relevante para os poetas evangélicos. O Prêmio Areté (do grego excelência), iniciativa da Associação de Editores Cristãos e considerado o maior prêmio literário cristão (ou o único?) de nosso país, e que contempla, a cada edição, premiações voltadas a nada menos que 42 categorias diferentes, abrirá para a edição de 2017 inscrições para NÃO-ASSOCIADOS. 
Mas o que isso representa? Veja, até então, SOMENTE poderiam participar da disputa livros publicados por editoras ASSOCIADAS à mantenedora do prêmio, a Associação de Editores Cristãos. Acontece que, como todos sabem (e os que não o sabem, aprenderão), as editoras comerciais e mesmo as denominacionais não publicam poesia, ou o fazem muitíssimo raramente, pois afinal "poesia não vende". Assim, como haver concorrentes na categoria Poesia (que nem é uma categoria autônoma, mas está englobada junto a Contos e Crônicas), se os associados não publicam? 
Agora com esta mudança, qualquer autor, mediante pagamento de taxa e independentemente da editora, pode enviar seu livro poético para a disputa. O valor é significativo (em torno de 500 reais por título, para não-associados, mais outros custos), mas o que importa é que está aberta, FINALMENTE, a possibilidade de a Poesia ser contemplada em tal premiação. Pois praticamente toda a (pouca) poesia cristã que se publica, é feita de maneira independente, bancada por seus próprios autores.
Críticas poderiam ser feitas à ASC, desde a demora em permitir a participação de não-associados, o valor para a participação (maior até que o valor cobrado para não-associados pelo Prêmio Jabuti, maior prêmio literário do país), até a inclusão da Poesia junto a categorias que deveriam ser autônomas, o Conto e a Crônica. Mas reconhecemos e celebramos o avanço.


O link para a página do Prêmio Areté (as inscrições para o prêmio de 2017 vão até março:

http://www.premioarete.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...